As principais atividades indígenas são as que são usados recursos naturais. Nelas se destacam a caça, pesca, coleta, plantação, e produção de instrumentos para desenvolver essas atividades. O trabalho é dividido por idade e sexo: as mulheres cuidam da casa, as criança da roça e o homem é responsável pela defesa, caça e colheita de alimentos.
A caça é muito bem estruturada. Eles estudam o hábito de cada animal para depois caçá-los. Já na pesca, são usados vegetais como o timbó (a planta timbó possui um veneno que atordoa o peixe) nas iscas facilitando na caça. Além da vara de pescar os indios ultilizam outros métodos como as armadilhas. Uma delas é o pari, uma cesta funda com uma abertura por onde o peixe passa atrás da isca mas não consegue sair.
A maioria dos índios utilizam a agricultura como um dos principais métodos de sobrevivência, o principal método usado pelos índios é o de abrir uma clareira na floresta, deixar os troncos caídos secarem no solo e depois colocar fogo. Após isso o terreno estava pronto.
Uma característica interessante nos indígenas são os ritos, um método simbólico de representar ações ou épocas especiais. No Brasil muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Esses ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras situações.
As tribos indígenas também possuem seus mitos e heróis. Os
mitos nada mais são que as idéias e modos de ver as coisas passadas de geração
em geração. Ao contrário dos católicos, a maioria das tribos pouco acreditam
num Deus supremo, criador de todas as coisas. Os índios também creêm em heróis
místicos, responsáveis pela criação de rituais, arte e costumes.
Uma curiosidade, e muito questionada até hoje pelos
brancos, é o infantinicídio de gêmeos por parte das tribos. Isso se dá, pois
eles acreditam que, ao nascer gêmeos, uma das crianças encarna o bem e a outra
o mal. Para acabar com isso, os índios tratam de acabar o mais rápido possível
com ambas as crianças ou, em tempos recentes, com o que nascer por último.Fonte: <www.trampoescolar.com>
0 comentários:
Postar um comentário